domingo, 15 de abril de 2007

Toda a Verdade: A Culpa é do Ministro, da AAUnI e dos UnIdos...

Noticia do Correio Da Manha 15 de Abril de 2007

O reitor da Universidade Independente (UnI), Jorge Roberto, e um dos vice-reitores, Raul Cunha, não têm os doutoramentos registados, o que não lhes permite ter “legalmente reconhecidos os direitos inerentes” à titularidade do grau académico de doutor.


Esta é uma das conclusões apontadas pela Inspecção-Geral do Ensino Superior (IGES) no relatório do processo de encerramento compulsivo da UnI. Segundo a edição de ontem do jornal ‘Sol’, os inspectores detectaram falhas na concessão de equivalências, nomeadamente na atribuição de equivalências a cinco alunos da Administração Regional e Autárquica, curso que só existe naquela universidade.

A equipa reitoral “não assegura a necessária credibilidade académica”. O facto do vice-reitor Carvalho Rodrigues trabalhar fora do País, também mereceu reparos, designadamente por “não poder assegurar o efectivo exercício das funções”.

O corpo docente, refere o relatório da inspecção, não assegura “na maioria dos cursos, as qualificações académicas legalmente exigidas”, existindo mesmo sete professores “apresentados como doutores” mas que “não têm registo ou equivalência em universidade portuguesa”. O Conselho Científico não é composto exclusivamente por doutores, o que viola o estabelecido na lei.

Os próprios serviços da Universidade, indica o relatório, “não dispõem de processos individuais de oito docentes propostos para leccionar unidades de crédito aos vários cursos, o que impossibilitou a verificação das suas habilitações ou mesmo da sua efectiva vinculação à universidade”.

A “degradação pedagógica” que esteve na origem da decisão de encerramento decretada pelo ministro Mariano Gago, ficou a dever-se à situação “calamitosa” em que se encontra a Sides, instituidora da UnI. Os inspectores acrescentam que as actividades lectivas “continuam a funcionar irregularmente, sendo afectadas pelas mudanças de docentes, clima de instabilidade vivido nas instalações, realização de reuniões gerais de estudantes e notícias contraditórias relativamente ao calendário escolar”. A UnI tem até sexta-feira para contestar as conclusões do relatório da IGES.

5 comentários:

Anónimo disse...

é só calunias! isto é tudo falso. Não se passa nada na UnI é tudo psicológico. O sr. Luiz Arouca afastou os gatunos todos e colocou esta excelente equipa a frente da UnI. Os gatunos já estao presos...up´s mas o ex-reitor também é arguído.

Anónimo disse...

Mas desculpem lá qual é a relação do topico com o titulo ?

Ao que parece estes doutoramentos fazem parte do novo pacto de estabilidade ibérico para o ensino superior, isto é, Comprem o Curso na UnI, e depois Comprem o doutoramento em Espanha! Aparentemente José Socrates estava para ir comprar o Doutoramento a espanha!

Anónimo disse...

Mas qual comprem? Há por aí cada cromo... metam-se é na vossa vidinha de treta e deixem a UnI em paz!
Ando lá há muitos anos e nunca comprei nota nenhuma!

Anónimo disse...

Burro!
Devias ter comprado....

Anónimo disse...

Now we aid to regarding our regular shopper to need to sell their house. Price tag a great important business who have a better quality ranks in Google that may portray out your companyry naturally in addition to the skill attornies will need all their renseignement command to need to sell out your companyry in many countries. http://www.vancouverrealestatehouse.com/